segunda-feira, 19 de março de 2007

O conceito de Tagging

Tags (ou , traduzindo, etiquetas) provêm da Web 2.0, referida no post anterior. O conceito de tagging surgiu no contexto do folksnomia que, decompondo a palavra dá origem a outras duas palavras: folk - povo, pessoas - e taxonomia - forma hierárquica e centralizada de categorização de informação. Deste modo, folksnomia pode ser entendido como aquilo que é categorizado pelas pessoas. Mas falando concretamente do tagging, os tags são palavras-chave utilizadas em, por exemplo, blogs, que servem para "rotular" o post, dar-lhe uma "identidade" e, consequentemente, criar uma subdivisão do tema em questão.


Por exemplo: se estamos a falar de um filme, as palavras-chave, isto é, as tags seriam, provavelmente, "cinema" e "(o nome do filme)". Se quisessemos saber mais acerca do assunto "cinema" presente no blog, é só carregarmos no tag e automaticamente nos irá aparecer todo o conteúdo sobre esse tema (desde que o texto tenha também o tag "cinema"). Assim, torna-se mais fácil ao leitor encontrar o que deseja.

Sem comentários: